Nelsinho

Nelsinho olhou bem. E de novo. Se afastou, firmou o olhar. Quando afundou a língua é que formulou o pensamento: essa é a buceta mais maravilhosa que eu já vi.

Já tinha visto e provado muitas. Começou cedo, com a de dona Nonó. Dona Nonó morava na mesma rua que Nelsinho, quando ele era garoto. E gritava o Nelsinho da janela do segundo andar pelo menos duas vezes por semana. Esperava o menino aparecer na rua e arremessava o dinheiro amassado. Cigarro e pinga, era essa a encomenda. Nelsinho subia correndo as escadas, já com o pacote nas mãos. Dona Nonó nunca pedia o troco. Servia a pinga num copinho colorido, acendia um cigarro e se acomodava na espreguiçadeira. “Você me faz aquela gentileza, Nelsinho?”, dizia. “Claro, dona Nonó, é pra já!”, Nelsinho respondia.

O favor começava sempre do mesmo jeito. “Ô meu filho, então me dê um cheiro, vá?”. Nelsinho dava. E fazia tudo com muita dedicação. Aprendeu a fungar fundo foi com ela, Dona Nonó. Foi ali, durante anos, que elaborou o olfato e a gustação. Aprendeu a distinguir, amar e precisar daquelas notas. Dona Nonó nos seus melhores dias: baba doce, com suor e frutos do mar. Dona Nonó rabugenta: baba de peixe, com bençãos metálicas. Dona Nonó desencantada: baba jorrante, de buceta fresca.

Nunca, jamais pôde contar isso a seus colegas de profissão, mas o fato é que Dona Nonó estava na raiz da educação do seu paladar. Ali, nos primeiros dias em que ele se sentiu gente e desejou ser o maior cozinheiro do mundo.

E agora. Agora tava ele ali, homem feito, sentindo de novo o mesmo cheiro primevo. Entendeu. A tal buceta era Dona Nonó purinha, em dia bom.

Nelsinho sorriu. E pela segunda ou terceira vez na sua biografia, não soube o que fazer da vida.

4 Comentários

Arquivado em Estorinha

4 Respostas para “Nelsinho

  1. Tiago

    Ágata, minhas leituras…

  2. Hetera

    Ah, que delícia essa história de Nelsinho! Quisera que todos tivessem os caprichos de D. Nonó para ensinar-lhes gostos e sons de liberdade e felicidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s